Buscar
  • Suculenta Lab

A verdade sobre anunciar no Google sem ter um site

A verdade sobre anunciar no Google sem ter um site


Sim, é possível anunciar no Google Ads sem ter um site. Porém, sem contar com todos os outros benefícios de se ter um domínio próprio - como passar credibilidade, autoridade e expor sua profissão/negócio na maior ferramenta de pesquisa do mundo - fazer anúncios sem antes investir em um site simplesmente não vale a pena.


Nesse artigo, vamos: (i) apresentar, rapidamente, o que é o Google Ads; (ii) mostrar quais são as formas de criar anúncios sem possuir um site; e (iii) dizer por quais motivos não vale a pena fazer campanhas de anúncios de tais formas.


O que é Google ADS


O Google Ads é uma ferramenta criada em 2000 para geração de publicidade. Os anúncios feitos podem ser exibidos no próprio Google, no Youtube, no Gmail e em outras plataformas pertencentes ao grupo da gigante da tecnologia digital.


E o que torna o Google Ads tão fascinante e único é que, além de fazer com que as empresas e profissionais liberais apareçam mais nas pesquisas, o faz de maneira altamente segmentada e qualificada. Ou seja, a publicidade dos produtos e serviços é vista pelas pessoas que precisam destes.


Em outras palavras, é como se um centro de estética colocasse um outdoor numa avenida onde todos os veículos que passam por lá têm pessoas que precisam desse serviço.


Como anunciar no Google sem ter um site próprio


Ainda que o próprio suporte do Google diga que “para anunciar no Google Ads, é preciso ter um site”, a verdade é que não é bem assim.


Abaixo vamos mostrar, de forma bem simples e rápida, que existem, pelo menos, 7 maneiras de criar anúncios sem ter um site:


1) Criar anúncio que mande as pessoas para sua página no Instagram;

2) Anunciar com página do Facebook;

3) Divulgar o Google Meu Negócio;

4) Criar anúncio para página no Youtube;

5) Fazer anúncio de um vídeo específico no Youtube;

6) Anunciar uma playlist no Youtube; e

7) Criar publicidade somente com número do telefone e receber ligações.


Essas são 7 maneiras para fazer anúncios no Google Ads sem ter um site. Mas, como já dissemos no início do artigo, não é recomendado fazer publicidade dessa forma e você pode estar, exclusivamente, desperdiçando sua verba de marketing.


No tópico seguinte vamos mostrar por que é tão importante investir em um site próprio antes de começar a criação de anúncios no Google.


Por que anunciar sem ter um site não é recomendado


São muitos os motivos pelos quais não recomendamos a criação de publicidade paga sem que se tenha domínio próprio, mas separamos 4 que consideramos muito importantes:


1) Não é possível a instalação de tags para o estudo de públicos e público semelhante. Isto é, se você não possui site para instalar a tag do Google, a ferramenta não consegue trabalhar para qualificar seu público alvo e fazer com que, cada vez mais, seu anúncio apareça para as pessoas com mais chances de comprar seu produto ou serviço;


2) Impossibilidade de acompanhar as conversões que foram feitas em decorrência do anúncio. Ou seja, sem o site e a tag do Google nele instalada, você não sabe se o anúncio está dando o retorno financeiro esperado;


3) Como não existe site para as pessoas entrarem, é impossível realizar o remarketing, que é justamente voltar a aparecer seu anúncio para as pessoas que, anteriormente, entraram no seu sítio eletrônico - o que costuma ter grande poder de conversão; e


4) Não é possível fazer a negativação - que, basicamente, é deixar de anunciar para quem já comprou ou não demonstrou interesse no seu produto ou serviço -, de modo que você deixa de anunciar para novas pessoas por estar gastando com aquelas desinteressadas.


Portanto, ainda que seja possível fazer anúncios online, pelo Google Ads, sem um site próprio, entendemos que você estará muito longe de aproveitar todo o incrível potencial que a plataforma possui para alavancar suas vendas, prospecção de clientes, de novos pacientes, etc.